Manual de Cuidados e Prevenção para retomada das aulas com segurança

ESCOLA TARSILA DO AMARAL

Reiniciar

Em março de 2020 fomos surpreendidos por um novo vírus que se espalhou rapidamente, nos distanciando de parentes, amigos, da escola e do trabalho. Fomos obrigados a ficar dentro de nossas casas em isolamento com muitas dúvidas e receios.

Não existe, até o momento em que esse manual foi escrito, cura ou vacina contra o vírus; no entanto, especialistas acreditam ser possível o retorno às aulas, se todos os índices epidemiológicos se mantiverem dentro do padrão estabelecido até 08/09/2020 associado aos protocolos de higiene e prevenção oficiais forem aprovados e seguidos rigorosamente.

Plano

Considerando o atual estado de atenção com a Pandemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2) e tendo como referência as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Escola Tarsila do Amaral define as linhas gerais do seu Plano de Ação visando minimizar os riscos de transmissão entre todos aqueles que têm relação com a comunidade escolar.

Para isso, foram criados Protocolos de Saúde no intuito de orientar a todos sobre cuidados específicos de higiene, precauções de contato com o vírus e monitoramento de eventuais casos suspeitos.

Realizamos mudanças estruturais, comportamentais e adquirimos novos materiais. Todos os colaboradores passarão por um treinamento minucioso sobre a forma correta de higiene das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), a ordem correta de colocação e retirada de máscaras, sobre os sinais e sintomas de COVID-19, além de como proceder em casos suspeitos e a periodicidade adequada de desinfecção de ambientes, mobiliários, brinquedos, materiais, utensílios de cozinha, entre outros.

As orientações de saúde serão transmitidas através da equipe de enfermeiras, baseadas em estudos e atualizações sobre os vírus. Diante disto, os protocolos serão revisados sempre que necessário.

A Escola Tarsila do Amaral elaborou um manual com base nos protocolos de retomada das aulas pelo mundo todo, nas diretrizes da Prefeitura e na minuta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, assim como nas Normas Técnicas da Anvisa e do Conselho Regional de Nutricionistas com o apoio técnico do Hospital São Camilo.

Utilizamos como premissas quatro grandes eixos: Emocional, Estrutural, Organizacional e Procedimental.

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima