Infantil 5

Infantil 5

Nesta turma, os vínculos entre as crianças ampliam-se ainda mais e esta convivência social mais intensa gera situações de conflito e disputas por espaço e brincadeiras, momentos em que são incentivadas pelas educadoras a usarem a linguagem verbal. Em geral, as crianças já reconhecem o valor dos “combinados” – acordos coletivos, e inclusive, conversam com os amigos, que por ventura, esquecem de cumpri-los, vale citar os jogos simbólicos muito apreciados pelas crianças, como situações favoráveis para o saber lidar com os conflitos.
As crianças participam de brincadeiras e atividades que envolvem habilidades motoras mais autônomas e elaboradas, como correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se e dançar. Nesta fase, as crianças adquirem maior precisão dos gestos, cada vez mais ajustados às situações reais e imaginárias e domínio das ações com objetos: uso do garfo e faca nas refeições, manuseio seguro do lápis, pincéis e canetas.

Produção Artística

Em relação às atividades de escuta sonora e musical, que continuam a ser incentivadas, aparece o trabalho vocal e a sonorização das histórias.
As experiências de apreciação da produção artística são ampliadas com desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações e observação de alguns elementos constituintes da linguagem visual como: cor, forma, contrastes, texturas. Os registros artísticos continuam acontecendo por meio da pintura, com variados tipos de tintas como guaches, aquarela, anilina, em diferentes suportes como papéis, chão, azulejo, madeira, tecido e variados instrumentos, lápis, pincéis, rolinhos, esponja, mãos.
Na composição dos jogos dramáticos, as crianças exercitam diversas capacidades na criação de figurinos para seus personagens, seleção de objetos que se adaptam a contextos, estabelecendo diálogos com seus colegas e improvisando a continuidade dos enredos, resgatando-se, assim, a importância do trabalho em grupo.

Raciocínio Lógico

Livros de diferentes gêneros e estilos literários são explorados pelas crianças, nas rodas de história, na ciranda do livro, entre outros momentos, permitindo que tenham contato efetivo com a linguagem escrita, observando características dos discursos escritos em sua vida cotidiana e apropriando-se de porções de texto que se repetem nas histórias. O contato com a leitura e escrita em situações concretas de comunicação é intensificado a fim de que as crianças avancem no processo da alfabetização.
No desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atividades relacionadas com contextos do mundo real são organizadas, trazendo desafios nas relações de quantificação, além de incentivo à resolução de problemas e estratégias de raciocínio por meio de jogos.

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