Animação “Tarsilinha” ganha diversos prêmios

Inspirada na personalidade corajosa e criativa da pintora Tarsila do Amaral

Para crianças de todas as idades e fãs da pintora Tarsila do Amaral, o filme de animação “Tarsilinha”, além de entretenimento, é uma obra que apresenta grande relevância para a apropriação de nosso patrimônio cultural. Através de filmes como este, é possível transmitir conhecimento, estimular a imaginação e contribuir para a formação de um público cada vez mais apreciador da sétima arte.”

A animação, dirigida por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, entrou recentemente para o catálogo dos premiados filmes brasileiros, trazendo consigo uma narrativa que mergulha no universo visual da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral.

A personagem principal, inspirada na própria Tarsila do Amaral, embarca em uma aventura lúdica que aborda temas como memória, amadurecimento e coragem. Através das obras da artista modernista, a protagonista mergulha em uma experiência sensorial única.

O filme teve sua estreia nos cinemas do Brasil em março de 2022, distribuído pela H2O Films, e ficou em cartaz por nove semanas. Além disso, foi selecionado para 12 festivais nacionais e internacionais, incluindo o Children’s International Film Festival, na Austrália. O filme também teve participação no Marché du Film, em Cannes, e no Veneza Film Market, em parceria com a agente de vendas Multi Visionnaire Pictures, de Los Angeles.

Um aspecto interessante do filme é que ele não se limita a uma narrativa apenas infantil. Há um segundo nível de leitura que permite tratar e interpretar questões relacionadas à assimilação de culturas diferentes para a criação de algo novo, bem como à importância da memória.

Celia Catunda, uma das diretoras, explica: “O filme não tem uma narrativa apenas infantil. Há um segundo nível de leitura que você pode tratar e interpretar bastante sobre a assimilação de culturas diferentes para a criação de coisas novas ou sobre a memória”. Kiko Mistrorigo também destaca a coincidência do lançamento de “Tarsilinha” com o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, ressaltando como Tarsila do Amaral estava à frente de seu tempo.

Com uma trilha sonora assinada por Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro, “Tarsilinha” chegou aos espectadores em um momento especial, justamente no ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Essa coincidência de datas proporciona uma grande oportunidade para apresentar a vida e o trabalho da renomada artista Tarsila do Amaral às novas gerações, evidenciando como sua obra estava à frente de seu tempo.

“Tarsilinha” é um filme que promete encantar crianças e adultos, explorando não apenas a arte de Tarsila do Amaral, mas também questões universais como identidade, criatividade e a importância de preservar a memória cultural.

Nós aqui da Escola Tarsila do Amaral, convidamos você a embarcar nessa aventura lúdica proporcionada por “Tarsilinha” e a desvendar a magia das obras de Tarsila do Amaral através dos olhos da personagem principal. Uma jornada que certamente deixará uma marca duradoura em todos aqueles que tiverem o prazer de assisti-la.ESTREIA DIA 23

ASSISTA  NA AMAZON PRIME

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA