Como equilibrar o uso excessivo de telas pelas crianças

Tarsila na Mídia (Reportagem TV Record)

As férias escolares são um período aguardado pelas crianças, mas também trazem desafios para os pais que buscam atividades adequadas para manter os pequenos ocupados. Diante do crescente uso da tecnologia e das preocupações relacionadas ao tempo excessivo em frente às telas, escolas como a “Escola Tarsila do Amaral” têm surgido como modelos que priorizam o equilíbrio entre o mundo digital e as brincadeiras tradicionais.

Localizada na Zona Norte de São Paulo, a Escola Tarsila do Amaral se destaca por oferecer um ambiente que estimula o desenvolvimento saudável das crianças durante todo o ano letivo, inclusive no período de férias. Com uma abordagem pedagógica inovadora, a escola busca promover o equilíbrio entre a tecnologia e as atividades lúdicas, criando uma atmosfera de aprendizado enriquecedora e ao mesmo tempo divertida durante o período de férias.

Equilíbrio entre o mundo digital e as brincadeiras tradicionais.

A Escola Tarsila do Amaral abraça a importância do mundo digital, mas com uma abordagem equilibrada. Durante o período de férias, a instituição oferece uma variedade de atividades recreativas e educativas que estimulam a criatividade e o aprendizado ativo, permitindo que as crianças explorem diferentes áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, a escola restringe o uso de dispositivos eletrônicos, incentivando o contato com a natureza, o convívio social e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Um dos pilares da abordagem da escola é a valorização do brincar como uma forma de aprendizado. Tanto durante o período de aula como durante as férias, as crianças deixam seus dispositivos em casa e têm a oportunidade de se envolver em diversas brincadeiras e atividades lúdicas, que estimulam a imaginação, a cooperação e a resolução de problemas.

As brincadeiras ao ar livre, em contato com a natureza, são especialmente incentivadas, proporcionando um ambiente propício para a exploração e o desenvolvimento das habilidades motoras.Além disso, a escola promove oficinas criativas, onde as crianças têm a chance de se expressar artisticamente por meio de atividades como pintura, música e teatro. Essas experiências enriquecedoras permitem que as crianças descubram seus talentos e fortaleçam sua autoestima.

Enquanto muitas crianças estão envolvidas em jogos eletrônicos e maratonas de séries durante as férias, nossos alunos da Escola Tarsila do Amaral são estimulados a se engajar em atividades mais significativas e benéficas. A escola oferece muito espaço verde, horta , 11 jabuticabeiras e um pomar rico em espécies, além de muitas atividades culturais e físicas, a exemplo da Capoeira e do Yoga, que já fazem parte da grade curricular da nossa escola.

Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, a Escola Tarsila do Amaral mostra que é possível oferecer uma educação de qualidade sem negligenciar a importância das brincadeiras e do contato com o mundo real. Ao priorizar o desenvolvimento saudável e integral das crianças, temos sido lembrados como um exemplo a ser seguido no cenário educacional brasileiro, oferecendo um ambiente que estimula a curiosidade, a criatividade e a aprendizagem significativa.

A seguir, confira a reportagem realizada em nossa escola sobre o uso excessivo de telas: