ENSINO INTEGRAL

Escola Integral na Zona Norte

A modalidade de ensino integral é uma das estratégias recomendadas pela UNESCO para uma educação mais holística e integrada. Nele, é possível concentrar-nos não só no ensino acadêmico, mas também na formação do caráter dos alunos e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O ensino integral na Escola Tarsila do Amaral está disponível para seus alunos, desde o Berçário até o ensino Fundamental. O modelo educacional integral oferece uma abordagem pedagógica abrangente, trabalhando todas as dimensões da inteligência (cognitiva, emocional, social e criativa), promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo

Em período integral, oferecemos um espaço seguro e planejado, onde os alunos têm mais tempo para integrar temas como cultura de paz, direitos humanos, educação inclusiva, meio ambiente, alimentação saudável, comunicação não violenta, entre outras questões relevantes ao seu desenvolvimento socioemocional.

Como funciona o ensino integral na Escola Tarsila do Amaral?

Tanto no ensino integral, como na modalidade meio período da escola, atividades como música, teatro, capoeira, inglês estendido e ioga são partes integrantes do currículo e do projeto pedagógico, não sendo oferecidas como cursos complementares.

Essas atividades procuram ajudar os alunos a desenvolver habilidades socioemocionais, a interagir com os colegas de forma lúdica e espontânea, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças.

O currículo integrado une o ensino acadêmico com outras experiências cotidianas, tornando a educação mais completa e significativa para os nossos alunos. Geralmente, a rotina inclui atividades como jogos educativos, esportes, jogos tradicionais, contação de histórias, recreação ao ar livre, entre outras. Além de um amplo atendimento pedagógico em áreas como leitura, escrita e matemática, conforme o nível de desenvolvimento individual de cada criança.

Projeto Alimentar na Tarsila

Alimentação sem lancheiras

Em consonância com o projeto alimentar da escola Tarsila do Amaral, propomos que as crianças recebam alimentos de verdade, com preparações feitas a partir de ingredientes “in natura” ou que sejam minimamente processados, deixando-os o máximo possível longe dos produtos industrializados, dando-lhes a oportunidade de adquirirem hábitos alimentares sadios que farão parte de toda a sua vida!

Atividades Complementares

Quais são os benefícios do Ensino integral da nossa escola?

• Desenvolvimento socioemocional: Promove habilidades sociais, emocionais e de comunicação, bem como oportunidades para a prática dessas habilidades em atividades extracurriculares e projetos especiais.
  • Desenvolvimento de habilidades em equipe,  liderança, criatividade, responsabilidade e comunicação.
  • Melhora no desempenho escolar: Alguns estudos indicam que o ensino integral pode contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos, especialmente em disciplinas como matemática e português. Os alunos têm mais tempo para aprender e praticar habilidades e conhecimentos em uma variedade de áreas.
  • Mais oportunidades para descobrir interesses e talentos: As atividades extracurriculares oferecidas no ensino integral podem ajudar os alunos a descobrir talentos e interesses que talvez não tenham a chance de explorar no ensino tradicional. O ensino integral oferece habilidades práticas necessárias para lidar com as demandas da vida cotidiana.

Faça um Tour Virtual

Se possível, opte pelo ensino integral

O objetivo do ensino integral é proporcionar aos alunos uma formação mais completa, que vai além do aprendizado acadêmico. Por esta razão, a educação em período integral vem sendo promovida, tanto no ensino privado como no ensino público de diversos países.

Em todo mundo, já existem pesquisas, programas e leis que incentivam o ensino integral na educação Infantil, principalmente entre os nativos digitais. Além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia infantil, o ensino integral, reduz consideravelmente o tempo de exposição às telas, ampliando o tempo de participação das crianças em projetos e atividades grupais e sociais.