Pintura Infantil: A arte infantil em harmonia com a natureza

Que tal substituir cada vez mais os kits de pintura Infantil por tintas naturais?

Conheça um pouco das atividades de arte na educação infantil da Escola Tarsila do Amaral

Por que usar tintas tintas caseiras e naturais na Pintura Infantil? Quais aprendizados para educação infantil?

Tintas naturais: Pintura e Natureza

Usufruir da natureza, de forma consciente, para produzir tintas naturais traz para a criança vivências de pintura infantil em harmonia com o meio natural, com a arte e com a cultura. Nossos ancestrais já utilizavam pigmentos naturais na arte rupestre, em pinturas no próprio corpo e em tecidos. Na atualidade, é possível encontrar tintas naturais na fotografia, em esculturas e em outras manifestações da arte contemporânea.

Os movimentos, as texturas, as cores e os aromas que a ação de pintar proporciona às crianças, oferecem experiências significativas. A criança percebe que seus movimentos, suas percepções sensoriais e seus pensamentos deixam marcas e que esses registros permanecem e ocasionam reações nas pessoas que apreciam suas produções.

Atrelar essa experiência à produção e exploração de tintas caseiras potencializa ainda mais essa investigação, pois ao produzir tintas naturais a criança descobre características dos elementos da natureza e compreende que eles podem ser modificados e transformados em algo diferente, como uma tinta.

Quando um elemento da natureza é oferecido com intuito de virar tinta, a criança é convidada a observar suas formas, suas cores, suas texturas e seus cheiros. Essas descobertas favorecem o desenvolvimento da sensibilidade estética, aguçam o olhar e os outros sentidos, e também trazem a reflexão de que a natureza é bela e que pode proporcionar experiências valiosas.

A terra depois de virar “comidinha” ou material para modelagem se transforma em tonalidades do marrom. A beterraba depois de ser degustada é convertida em tonalidades do bordô. E assim, a criança exerce seus direitos de brincar, de participar, de explorar, de expressar e de conviver. Ao descobrir algo a criança também se descobre, pois faz uso de suas habilidades e competências.

Produzir, pintar e apreciar as próprias obras, elaboradas em um percurso criador único, possibilitam experiências importantes de serem vividas na primeira infância.

pintura infantil
tinta caseira

A Escola do Tarsila do Amaral fica na Zona Norte de São Paulo. Somos uma escola associada à Unesco, com a proposta de ser uma escola global e acolhedora, nesses 14 anos, a Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral desenvolve um trabalho totalmente focado no protagonismo infantil, dando visibilidade aos potenciais de cada criança.

Do Berçário ao Fundamental I

R. Antônio Lourenço, 153

São Paulo – SP

Ligue: 11 2281-9057