Conheça o PEA – Programa de escolas associadas da Unesco.

A Escola Tarsila do Amaral está associada à PEA – Programa de escolas associadas da Unesco. Localizada na Zona Norte de São Paulo, nossa escola foi reconhecida pela UNESCO como um exemplo de boa prática educacional em 2008. Desde então a escola Tarsila do Amaral é conhecida por seu modelo educacional inovador, que valoriza a experimentação e a criatividade, e busca desenvolver nos alunos habilidades como pensamento crítico, colaboração e empreendedorismo.

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e tem como objetivo promover a cooperação internacional em áreas como a educação, a cultura, a ciência e a comunicação.

O que é PEA “Programa de Escolas Associadas” da UNESCO?

Trata-se do programa que reúne a  rede de escolas associadas à UNESCO. É uma das formas em que a organização busca alcançar esses objetivos, são fortalecer o papel das escolas como espaços de aprendizagem que promovem a cidadania global e o desenvolvimento humano.Nesta rede global de escolas que promovem a educação de qualidade, os valores culturais e o diálogo intercultural, com o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura de paz e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, existem atualmente cerca de 660 escolas associadas ao PEA, distribuídas em diferentes estados do país. Essas escolas aderem ao programa voluntariamente e se comprometem a implementar os ideais da UNESCO em sua prática educativa. Como membros da rede, as escolas associadas ao PEA no Brasil têm acesso a materiais educativos produzidos pela UNESCO e podem participar de eventos e atividades promovidos pela organização e por outras escolas associadas em todo o mundo.

O que significa ser uma escola associada à UNESCO?

Ser uma escola associada à UNESCO significa que a instituição faz parte de uma rede global de escolas que promovem a educação de qualidade, os valores culturais e o diálogo intercultural. Essas escolas se comprometem a implementar os ideais da UNESCO em sua prática educativa e a contribuir para a construção de uma cultura de paz e desenvolvimento sustentável.

As escolas associadas à UNESCO recebem apoio da organização em áreas como a formação de professores, o desenvolvimento curricular e a promoção da participação dos alunos em projetos internacionais. Além disso, as escolas têm acesso a materiais educativos produzidos pela UNESCO e podem participar de eventos e atividades promovidos pela organização e por outras escolas associadas em todo o mundo.