A proibição do uso de celulares nas escolas tem gerado amplo debate, tanto em nível nacional quanto internacional. Uma pesquisa conduzida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro revelou que 83% dos brasileiros apoiam a restrição desses dispositivos nas escolas, enquanto apenas 6% se opõem e 11% são parcialmente favoráveis. Essa preocupação reflete um crescente temor sobre os efeitos das telas no aprendizado e na saúde mental de crianças e adolescentes.
Diante desse cenário, nossa Escola Tarsila do Amaral, tem se destacado ao adotar uma abordagem que vai além de regras rígidas. Focada nas interações presenciais e nas experiências lúdicas, especialmente entre os alunos mais novos, a escola promove a formação de uma cultura offline desde os primeiros anos da infância.
Nossa coordenadora pedagógica, Patrícia Bignardi, enfatiza a importância de estimular atividades que não envolvam tecnologia, buscando, assim, um desenvolvimento mais equilibrado das crianças. “Nosso objetivo é promover brincadeiras e interações sociais que não dependam de dispositivos digitais”, explica Patrícia.
Com uma educação focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na criação de vínculos sociais, buscamos uma relação próxima entre escola e famílias. As interações ricas, como conversas e brincadeiras, muitas vezes são substituídas por vídeos e outros conteúdos digitais, especialmente em momentos como refeições ou viagens.
Nesse sentido, a Escola Tarsila do Amaral aposta na parceria com as famílias para construir uma cultura que valorize a interação presencial e o desenvolvimento de habilidades cruciais para o convívio em sociedade.
Essas iniciativas reforçam que o debate sobre o uso de celulares nas escolas transcende a simples proibição, exigindo uma abordagem que leve em consideração tanto o bem-estar emocional dos estudantes quanto seu desenvolvimento social. Ao valorizar a interação humana e a formação de vínculos sociais, nossa escola tem se tornado um exemplo de como as instituições de ensino podem contribuir para o uso mais responsável da tecnologia no ambiente escolar.
Confira a seguir duas reportagens de nossa escola sobre o assunto:
Proibição de celular: escolas focam na formação e no apoio familiar
Redação revista Educação
Escola Tarsila do Amaral
Berçário, Infantil e Fundamental
Zona Norte de São Paulo
Confira ainda outras matérias de Tarsila na Mídia