Fundamental

Do I ao V ano

Fundamental na zona norte?

Escola Tarsila do Amaral - ZN- SP

Um fundamental construtivista e brincante

A partir de 2021, encaramos o desafio de construir uma nova proposta no ensino Fundamental, principalmente pelo desejo de oportunizar às nossas crianças a possibilidade de avançar no processo de construção de conhecimentos  sem, com isso, abrir mão de princípios muito caros para nós, as interações e as brincadeiras, as experiências com a arte, com a cultura popular e com a natureza.

As práticas interdisciplinares, experiências, como: teatro, dança, cozinha experimental, em diálogo com áreas de conhecimento preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular, sempre serão a espinha dorsal da nossa proposta pedagógica no Ensino Fundamental.

De forma contextualizada e dinâmica, a organização do trabalho pedagógico é organizada por uma equipe multidisciplinar e se orienta por meio de sequências e projetos didáticos baseados na Base Nacional Comum Curricular.

As experiências interdisciplinares ampliam nosso currículo com aulas de yoga, música e experiência de leitura. O contato com a natureza e com elementos naturais dão sentido aos conhecimentos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento.

Ensino Fundamental na Tarsila: nossos princípios- Projetos Integradores

A organização deste trabalho pedagógico do Ensino Fundamental vem sendo realizada por nossa equipe de profissionais e com a parceria de assessores externos.

A partir de sequências didáticas e projetos integradores nossas crianças terão a oportunidade de construir e reelaborar seus conhecimentos.

Também na  perspectiva da integralidade, optamos por organizar o ensino fundamental em ciclos, ou seja, o primeiro ciclo corresponde ao 1º, 2º e 3º ano, e o segundo ciclo, corresponde ao 4º e 5º ano.

Defendemos essa organização, pois acreditamos que as dinâmicas de aprendizagem são processuais, e ao longo dos dois ciclos, todas as crianças terão oportunidade de consolidar as aprendizagens previstas.

Os instrumentos de avaliação serão múltiplos e ao longo dos três trimestres de trabalho construiremos uma documentação pedagógica que visibilize os percursos e aprendizagens.

Esta reflexão tem como objetivo apresentar os principais aspectos que marcam a proposta pedagógica desta escola.

Em primeiro lugar, é preciso de antemão frisar, que uma escola de ensino fundamental brincante e que respeita a cultura da infância, não é menos escola. Pelo contrário, mostra nossa preocupação com a transição da educação infantil para o ensino fundamental de modo a respeitar as crianças e suas infâncias.

Quer conhecer um pouco mais sobre a nossa proposta?

A Escola do Tarsila do Amaral fica na Zona Norte de São Paulo no distrito de Santana – bairro da Água Fria. Somos uma escola associada à Unesco, com a proposta de ser uma escola global e acolhedora. Nesses 14 anos, a Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral desenvolve um trabalho totalmente focado no protagonismo infantil, dando visibilidade aos potenciais de cada criança.

Turmas do Berçário ao Fundamental I

Endereço: R. Antônio Lourenço, 153 (Zona norte de São Paulo)
São Paulo – SP 02334-070
Secretaria: 11 2281-9057